Seta para trásVoltar para o BlogSeta para frente
Gestão
Gestão

Como criar uma estratégia de comissão?

Muitas empresas são bem criativas no modo que escolhem para motivar seus vendedores. O principal a se manter em mente é: o que eu quero incentivar?

Imagem de comissão para vendedores
Ir para o topo

Muitas empresas são bem criativas no modo que escolhem para motivar seus vendedores. A maioria delas fornece um salário base + comissão variável. Por outro lado, no mercado financeiro e imobiliário, geralmente as pessoas são pagas apenas com a comissão.

Mas afinal, como devo calcular a comissão?

O principal a se manter em mente é: O que eu quero incentivar?

Quer aumentar número de clientes? Crie metas em cima da quantidade de contratos fechados.

Quer aumentar faturamento? Crie metas em cima do faturamento obtido.

Quer aumentar a receita recorrente? Crie metas sob o valor de recorrência gerada.

Quer aumentar vendas de um produto específico? Crie um plano de recompensa maior pela venda deste produto.

E assim por diante.

Perguntas que você deve se fazer:

  • O meu plano está em linha com os objetivos que quero atingir?
  • O meu plano incentiva alta performance?
  • O meu plano garante que meus comissionados se sentirão seguros se eles tiverem um mês ou trimestre difícil? Nesse caso, um plano de Mínimo Garantido seria bem motivador
  • Os vendedores entendem o plano facilmente?

Metas

Metas são gatilhos que ao serem atingidos, geram remuneração adicional. Esta remuneração pode vir em forma de valor fixo, por exemplo: “Se você fechar 10 contratos, ganha R$ 300,00”. Ou pode vir numa forma de porcentagem: “Se você fechar R$ 8.000,00 de receita recorrente mensal, sua remuneração por contrato sobe para 80% da primeira mensalidade”.

Alguns planos de comissão comuns:

Empresas de SaaS:

  • Salário Base de R$ 2.500 a R$ 10.000 + 40% da primeira mensalidade


Empresas do mercado imobiliário:

  • Somente comissão, 1,5% a 1,8% do valor de venda do imóvel para o corretor imobiliário


Empresas do mercado financeiro:

  • Somente comissão, 50% do valor gerado para a empresa
  • Mínimo garantido até o comissionado ter uma carteira sólida de clientes

Em que momento as empresas costumam pagar a comissão?

  • 38% da empresas SaaS pagam comissão quando o cliente paga
  • 35% paga comissões quando o contrato é assinado
  • 20% paga ao enviar a fatura para o cliente

Se quiser saber como a SplitC pode melhorar o processo comissão da sua empresa, adoraríamos ajudar.