1. Simplifique regras
Um dos principais motivos da demora no cálculo de comissão de vendas é a complexidade das regras, requisitos e condições que envolvem a estratégia de comissionamento. Assim, em busca de criar um incentivo que possa prever todo tipo de situação e que consiga gerar o máximo de motivação ao time, é comum que as regras comecem a se tornar uma verdadeira pedra no sapato para o processo de cálculo.
É essencial para que ao criar a estratégia de comissão, você - ou o responsável pela operacionalização de vendas - reconheça fielmente as necessidades que o seu time possui junto ao produto vendido. Nem todo produto exige dezenas de condicionais de receita a ser atingida, ou de progresso de regionalização, para que seu time sinta que as comissões são desafiadoras, justas e preditivas às possíveis situações que possam ocorrer.
Antes de construir ou revisar as regras, sempre conheça bem o processo de vendas e que tipos de metas são de fato essenciais para a motivação de seu time.
A grande vantagem da comissão é poder motivar o time e os colaboradores a buscarem resultados melhores, pois assim eles também recebem mais. Portanto, busque manter esse processo o mais simplificado possível garantindo transparência para todas as partes envolvidas.
2. Invista tempo inicial em automação
Caso você já tenha revisado as regras de seu processo e tenha visto pouca ou nenhuma chance de melhorias, uma possível ação a se tomar é investir tempo em automação. Toda a ideia aqui é investir tempo para gerar um processo escalável e repetível antes do momento do cálculo, de forma a evitar uma necessidade de perder uma quantidade exagerada de tempo todo mês para garantir um cálculo correto.
Sem dúvidas, investir tempo em automação é algo que somente ocorre com empresas que possuam desenvolvedores disponíveis para ajudar e uma estrutura de vendas com toda uma equipe de suporte. Especialmente considerando o risco de usar ferramentas como planilhas. Entretanto, caso haja esta estrutura, muitas vezes, o investimento em scripts, macros, fórmulas complexas pode ser menor do que o gasto de horas e mais horas de trabalhos repetitivos mês após mês.
3. Explore ferramentas de integração
Outro motivo comum para o impedimento de um cálculo rápido de comissão de vendas é a necessidade de integrar informações de diversas fontes diferentes. Muitas vezes, navegar por diferentes ferramentas e fontes de dados pode gerar confusão, construir um cenário propício para erros e até causar distrações para o processo em questão!
Algumas ferramentas que auxiliam nesse processo são:
- Zapier
- Pluga
- Automate.io
- Integromat
- Etc.
Normalmente, estas são ferramentas no ou low-code, que não dependem de um desenvolvedor ou de uma pessoa muito especializada em desenvolvimento de processos. Entretanto, ela ainda exige um planejamento e tempo de construção para gerar um resultado.
4. Utilize um sistema de cálculo de comissão
Sistemas de cálculo de comissão são a solução final para o comissionamento de vendas. É por meio de softwares como esses que tanto se evita o tempo gasto em automações, quanto se centraliza dados e informações em um único lugar. Tudo isso com apoio e suporte de uma equipe especializada para garantir um sucesso no seu processo de comissão e na personalização das suas metas e regras de negócio.
Aqui na SplitC, o cálculo e o processo de comissão é cuidado do início ao fim. Isso inclui tanto o acompanhamento de regras e condições de negócio, quanto a entrega e transparência da comissão.
Se acredita que já é o momento para você dar um passo direcionado a eficiência no seu pagamento e cálculo de comissão, assim como força de vendas, venha bater um papo com a gente!
Ilustração retirada de: https://icons8.com
Perguntas Frequentes:
O que é comissão?
Comissão é uma forma de remuneração variável paga a um profissional, geralmente um vendedor, com base no desempenho e nos resultados que ele alcança.
Como funciona a comissão?
Normalmente, a comissão é calculada como um percentual sobre o valor das vendas realizadas.
Como calcular comissão?
Calcular a remuneração de um colaborador pode envolver diferentes componentes, dependendo do modelo de pagamento utilizado pela empresa. No entanto, você pode utilizar planilhas ou sistemas de cálculo, garantindo alguns benefícios adicionais.