Seta para trásVoltar para o BlogSeta para frente
Comissão
Vendas

Por que não usar planilhas para calcular comissão

Não é surpresa para ninguém que planilhas de Excel e Sheets são ferramentas poderosas e versáteis para diferentes usos dentro de um negócio. Ainda assim, se não escolhermos corretamente onde usamos estas ferramentas, o que nos espera é mais dor de cabeça do que solução para nosso problema.

Executivo esperando planilha carregar no computador
Ir para o topo

Motivar uma equipe de vendas não é um trabalho simples. Quando falamos de incentivos, como benefícios e comissões, todo cuidado é pouco para manter executivos dentro do foco: vender. Planilhas de Excel foram usadas ao longo de anos por departamentos pessoais e financeiro em todo o mundo, mas vêm sendo trocadas por ferramentas mais potentes e seguras, seja para montar uma folha de pagamentos, construir um controle de custos ou, então, calcular comissão de vendas.

O que pode dar errado?

Quando usamos planilhas para algo tão sensível quanto a comissão de vendas, colocamos em riscos a principal alavanca de motivação para resultados de uma equipe de executivos.

1. Dificuldade em manter transparência

Com dados centralizados em arquivos únicos, distribuir as informações de forma segura e confiável para manter transparência é uma grande dificuldade. Muitas vezes é necessário quebrar as planilhas em diversas outras diferentes ou até mesmo usar de prints para garantir que a informação certa seja compartilhada com a pessoa certa.

2. Alta curva de complexidade

Para cada nova regra incluída no calculo de comissão, a complexidade de alterar e otimizar uma planilha cresce rapidamente. Garantir dados confiáveis em cenários complexos exige uma maior expertise do funcionário que muitas vezes precisa de conhecimentos que fogem do escopo do trabalho, desde lógica de programação até conhecimentos técnicos de linguagens específicas como VBA ou JavaScript para construção de macros ou fórmulas específicas.

3. Erro humano

Exatamente pela necessidade de conhecimentos crescentes, o erro é certo. Fórmulas escritas erradas, planilhas não atualizadas, perda de arquivos por demissão de algum funcionário que possuía controle das planilhas. Todas estas ações poderiam ser evitadas, mas não significa que deixam de ocorrer. Estudos mostram que 57% dos incidentes cibernéticos nas empresas ocorrem por acidentes e erro humano.

4. Tempo gasto

O uso de planilhas depende também de uma peça fundamental: o usuário. Montar planilhas e atualiza-las para manter as informações em dia demanda tempo e esforço de colaboradores, que custam caro. Muito além disso, estudos mostram que quase 90% das planilhas de negócios apresentam erros. Seja problemas de segurança, erros causados por complexidade ou por acidentes, o tempo gasto de retrabalho para a solução destes erros pode atrasar pagamentos, gerar desconforto no time, reduzir desempenho potencial e até levar a turnover.

Como solucionar?

Planilhas, embora ferramentas poderosas, trazem riscos que podem ser reduzidos (e muitas vezes eliminados) por um bom sistema de comissionamento de vendas. Sistemas automatizados para pagamento de comissão trazem diversos benefícios além da redução dos ricos que falamos aqui. Quando a visibilidade do pagamento de comissão está bem distribuída, um cenário de confiança e transparência é construído entre a equipe de vendas e a gestão. E com isso, só se tem a ganhar.

Se quiser saber como a SplitC poderia ajudá-lo no cálculo e pagamento de comissões, estamos disponíveis para ajudar. Nos chame para um papo ou converse conosco por WhatsApp!